Pages

27 de julho de 2010

Lua-de-mel: ok!

Oba!!! Fechamos a lua-de-mel. Vamos ficar 10 dias em Aruba/Curaçao no Caribe. A ideia inicial era Fernando de Noronha e depois Cancun, mas desistimos. Primeiro porque o destino brasileiro era o mais caro de todos, segundo porque outubro/novembro é temporada de furacões em Cancun e não quisemos arriscar, né! A nossa agência de viagens possibilita uma espécie de Lista de Casamento, para que os convidados nos presenteiem com cotas. Achei bem legal, depois divulgo aqui. O importante é que agora preciso comprar um belo biquine, um chapéu chiquérrimo e correr para o paraíso.

Enquanto isso, olha só a matéria de Curaçao que minha amiga Miriam Gimenes fez (editada, porque não ia caber tudo). Ela foi para lá em junho e adorou.

Miriam Gimenes


Curaçao: mais que areia e mar
A isla ­ como é chamada pelos curaçalenhos ­ tem muita cultura, histórias incríveis, casas e hotéis de cair o queixo. Embora a faixa litorânea Norte não seja boa para banho, por conta das águas-vivas e rochas, as do Sul compensam este pequeno contratempo: todas, sem exceção, são donas de um azul belíssimo, aquele de doer os olhos. A água é quentinha e limpíssima, e ótima para mergulho. Além disso, a chuva cai geralmente em setembro ­ o que garante calor e dias ensolarados quase o ano todo.

E tudo isso pode ser aproveitado não só nas areias e em passeios de barco ou lancha, mas também nos parques como o Seaquarium, que tem mais de 70 aquários gigantes com apresentações de golfinhos, tubarões, flamingos entre outros animais, e nas cavernas de Boca Tabla e Hato. Se a ideia for conhecer a história local, 15 museus ajudam a preencher este compromisso do passeio.

A noite curaçaleña também é agitada. Ao som de rumba, salsa e merengue ­ a gosto do freguês ­ é possível encontrar várias casas noturnas e barzinhos, que ficam quase todos no bairro de Salineas, próximo à capital Willemstad, para sentir o clima caribenho por diversas vezes mostrado em filmes de Holywood.

Não apenas o fusohorário (apenas uma hora a menos que o Brasil) é parecido com o clima verde-amarelo. O povo curaçalenho ­ que corresponde a 150 mil habitantes ­ também tem semelhanças, inclusive gastronômicas. Talvez por isso sejamos tão bem recebidos por lá. Até o papiamento (dialeto local), se dito de forma pausada, é parecido com o português. Um exemplo é a primeira palavra dita por eles, bom bini, que significa bem-vindo. Ainda assim, por ter sido colonizado pela Holanda, o país ­ que em 10 de outubro ganhará de fato este status em eleições diretas ­ tem como língua oficial o holandês e as crianças saem da escola falando também o inglês fluente e espanhol.

Divulgação



Aruba: calor o ano todo
Em Aruba chove raramente e a temperatura média oscila entre 24 e 29 graus Celsius, proporcionando um tipo de verão permanente. Trata-se de um destino para quem curte trajes de banho, trilha sonora latina e informalidade, a menos que o objetivo da viagem seja o jogo nos cassinos. Neste caso, o figurino requer capricho. As casas de jogos estão reunidas nos imponentes complexos hoteleiros de Palm Beach.


Lá também é possível encontrar aventura. Passeios de barco e de submarino proporcionam contato com outras tribos e românticas apreciações do pôr-do-sol. Mergulhos de cilindro, "scuba diving" (mergulho de reboque), parasail e "safáris" em botes motorizados adicionam adrenalina à placidez da paisagem. Para mergulhadores profissionais, porém, a flora e fauna das Ilhas Cayman ou Bonaire reservam surpresas melhores. Tirando o pé da areia, no centro da cidade de Oranjestad, capital da ilha, vale visitar os navios e barcos atracados no Schooner Harbor, o mercado do peixe e o Wilhelmina Park.

Aruba não produz quase nada do que come, já que o interior da ilha é quase tão árido quanto um deserto. À mesa, de produtos nativos você encontrará apenas peixe e alguns frutos do mar (até o excelente camarão é importado). Boas opções são os restaurantes Driftwood ou o Gasparito, ambos no centro de Oranjestad. Nesses locais, uma boa refeição sai por cerca de US$ 30 por pessoa. Enquanto espera a comida, tome uma Balashi, saborosa cerveja local produzida com água dessalinizada.

Em uma casa como a Carlos Charles, a mais animada de Oranjestad, a ordem é encher a cara, dançar e participar de brincadeiras etílico-sexuais (COMO ASSIM?) propostas pelos animadores do clube. Engraçado de se ver, bom para uma noite de distração. Mas não se engane, o quente de Aruba está mesmo no mar. Durma cedo e aproveite. De preferência, a dois.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Débora disse...

Oi, acabei de conhecer seu site. Vou casar em setembro e ainda não fechei a lua de mel. Estamos pensando tb Aruba e Curaçao. Eu prefiro Aruba e ele Curaçao, eheh. Temos somente 1 semana. Será que neste tempo daria para conhecer os 2? 4 noites em Aruba e 3 em Curaçao?
Beijinhos.

Miriam disse...

Má, você vai adorar.... O lugar é paradisíaco e além disso, o paraíso das compras!!!!

Carla Ciasca disse...

Bela escolha!!! Com certeza será uma viagem inesquecível...

Noivinha disse...

Oi meninas, oi Débora. Seja bem-vinda ao meu blog. Acredito que 1 semana em Aruba/Curaçao seja bacana sim, só não sei quantos dias em um e quantos dias em outro. Nós vamos nos hospedar nos hotéis Marriott Curaçao e The Westin Aruba. A medida que for descobrindo novidades vou postando por aqui, ok?

Renan disse...

Hahaha...já estou rindo à toa com essa viagem. Contando os segundos pra chegar logo! Vamos, mi vida?

Carolina disse...

Que chique amiga!!!!! Arrasou na escolha! Bjoo

Fátima Alvares disse...

Vcs estão saidinhos crianças rsrsrs
Descanso merecido, lugar paradisiaco, lembranças inesqueciveis para vcs.
Vou preparar uma listinha básica hahaha

Bjs

Tia Fátima

Anônimo disse...

Que chique amiga!!!!! Arrasou na escolha! Bjoo, Carolina

Tina disse...

Oi! Estou pesquisando os lugares interessantes para visitar em Aruba e Curaçao na minha viagem de lua-de-mel no mês de outubro. Vou passar 4 dias em cada ilha. Será que poderia me ajudar com algumas dicas? Você montou algum roteiro?
Obrigada. :)

Anônimo disse...

oi conheci seu blog agora...vou casar em set/2012 e tb quero ir para aruba e curaçao...vc fechou com qual ag de viagem?qto saiu mais ou menos?pode me enviar algumas dicas?meu email é aline.rt@gmail.com

obrigada, aline

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...