Pages

28 de fevereiro de 2011

Meu casamento 27 - Fornecedores

Bom, após vários relatos de como foram os preparativos e o casamento, nada mais certo do que comentar também como foram os serviços prestados pelos fornecedores contratados. Os convidados acharam tudo excelente, perfeito, mas só noiva, noivo e famílias sabem dos detalhes. Rs!

Em geral, gostei do que escolhemos, mas - como noiva neurótica que já fui um dia - tenho algumas coisinhas de que não achei legal para falar. Importante: isso não quer dizer que não recomendo o fornecedor, apenas achei que no meu caso deixou a desejar, ok? A ideia não é ferrar ninguém, e sim alertar as noivinhas, só isso. O post é longo, mas vai valer a pena.




Vestido - Como 90% das noivas paulistas, procurei a Rua São Caetano para fazer meu vestido. Quando comecei a buscar pelo modelito, não tinha experiência em casamento. Entrei em algumas lojas - fui pressionada a escolher alguns vestidos depois de desfilar ao som da Marcha Nupcial - até que entrei em uma das lojas e lá me senti à vontade. Como tinha o modelo na minha cabeça desde que me conheço por gente, não foi tão difícil assim desenhar o que queria. O legal foi que o estilista logo acolheu minhas ideias e adaptou. Como primeiro aluguel, o preço foi alto, mas justo.

A primeira prova foi 22 de maio, quatro meses depois do contrato. Logo já tive noção do que seria meu vestido. Na segunda prova (em junho) ele estava praticamente pronto e, dois dias antes, ele estava perfeito. Fizeram até uma alça que não estava no contrato e que tive a ideia depois (rs). Sempre fui bem atendidad e não tive nenhuma dor de cabeça em relação ao vestido. Sabia que ele estava lá prontinho, me esperando. Essa segurança é importantíssima.

Bela Noiva - RECOMENDO
Rua São Caetano, 113, São Paulo, tel.: 3228-0656 (http://www.belanoiva.com.br/)



Roupa do noivo - O Rê não quis me dizer de jeito nenhum como seria o modelo da roupa dele e, por consequência, dos padrinhos. Morri de ansiedade, claro. Mas, não me decepcionei. Os modelos estavam impecáveis. O noivo também gostou do atendimento e, como os padrinhos e pajem também alugaram na mesma loja, ele ganhou desconto. Eu achei tudo de muito bom gosto.

Aslan Rigor - RECOMENDO

Avenida Rebouças, 2808, São Paulo, tel.: 3815-0731 (http://www.aslanrigor.com.br/)





Buquê - Sempre valorizei profissionais transparentes e sinceros. Optei por fazer meu buquê em uma floricultura relativamente grande, perto da minha casa. Queria tulipas, a príncipio, mas o atendente disse que elas poderiam murchar até a hora da cerimônia. Achei isso louvável. Então, escolhi callas e recomendei: quero um buquê bem cheinho, com fita amarrada e broche. No Dia da Noiva, meu buquê chegou maravilhoso, melhor do que esperava.

Floricultura Santana - RECOMENDO

Avenida Cruzeiro do Sul, 3003, Santana-SP, tel.: 2979-5157 (http://www.floriculturasantana.com.br/)






Convites e calígrafo - Eu e o noivo optamos por um convite clássico branco com letras prateadas e eu e meus pais fizemos a fita que fechava o convite. Encontrei a gráfica na internet e mandamos fazer lá. Gostei bastante do resultado, lembrando que não era um convite muito complicado. Além disso, tive um problema com o primeiro calígrafo (foi dado de presente, mas meninas: mesmo sendo de boa vontade, vejam primeiro se é um profissional) e precisei imprimir mais. A gráfica conseguiu em um prazo bem curto pra mim. O segundo calígrafo que contratei é um fofo. É um senhor que faz o serviço em casa.

Noiva Clássica - RECOMENDO
Rua Luis Pinto Flaquer, 255, Santo André, tel.: 4438-0320
ou na Rua São Caetano, 99, 1º andar (http://www.noivaclassica.com.br/)

Sr. Odinir, calígrafo - RECOMENDO
Tel.: 4368-7129, em São Bernardo





Dia da Noiva
- Nunca tive vontade de passar a tarde do meu casamento em um salão cheio de gente estranha. Portanto, fiz o meu Dia da Noiva no salão em que ia desde os meus 12 anos. Além disso, era bem em frente ao meu prédio. Como conhecia os profissionais, combinei de fazer a prova de cabelo no dia da última prova do vestido (façam isso!). No dia do meu casamento, cheguei tranquilamente depois do almoço. Até tinha uma outra noiva lá, mas tive atendimento VIP. A minha manicure/depiladora foi quem me ajudou a me trocar. Levei até minha cachorrinha para tirar fotos comigo, rs! Amei o penteado do Sylvio Rezende e, principalmente, a maquiagem do Fred. Foram perfeitos.


Tony Cabeleireiro By Sylvio Rezende - RECOMENDO
Rua Alfredo Pujol, 335, Santana-SP. Tel: 2976-7932


Carro - Decidi como iria ao casamento nas últimas semanas. Esse é o tipo de coisa que vai ficando mesmo para depois. Meu pai encontrou o serviço pela internet e fomos visitar o motorista. Ficamos encantados com ele e com o carro (um PT Cruiser preto). Ele prometeu uniforme completo, serviço de bordo (com água de coco e tudo mais) e etc. Bom, fechamos. Dois dias antes ele me liga e diz que não vai poder me buscar, mas que já havia selecionado outra pessoa. Fiquei bem desconfiada. No Big Day, o motorista apareceu no horário, mas estava sem uniforme completo e não tinha nada de serviço de bordo. Tomei uma aguinha de coco de caixinha e olhe lá. Nem para me ajudar a sair do carro ele ajudou. Fez falta.

Giovani Pavan Luxury Cars - DEIXOU A DESEJAR








Doces -
Queria porque queria uma mesa recheada de doces. Então, resolvemos contratar além dos que o buffet oferecia. Consegui o contato durante uma feira de noivas e fui visitar. Achei os docinhos de muito bom gosto e saborosos. Combinei que queria dois suportes para colocar os mini-bolinhos. Acredita que no dia do casamento, a menina me liga dizendo que a outra noiva havia quebrado o suporte? Eu não quis saber e exigi que arrumassem outro. E ela o fez. Os docinhos estavam saborosos e belos, mas poderia passar sem a ligação do suporte, né?

Anastácia Rocha - RECOMENDO, com restrições
Rua Natalino Fabrini, 291, São Bernardo, tel.: 4351-1868




Igreja - Alguém havia me dito que quando entrasse na igreja que iria casar, sentiria algo diferente. E foi mesmo. Quando entramos na nossa paróquia eu e o Rê nos olhamos e dissemos: vai ser aqui. Ela é simplesmente maravilhosa. Conhecemos o padre que celebraria nossa união no dia do Curso de Noivos e adoramos. Só ficamos meio chateados quando ele fez algumas restrições a algumas canções da cerimônia, mas o noivo foi conversar e o padre acabou liberando todas. Eles cobraram um preço justíssimo e foram muito organizados no grande dia. Um voluntário da paróquia deu todas as dicas de como se comportar na entrada e no altar. O padre fez um sermão inesquecível. Foi um sonho.


Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga - RECOMENDO
Rua Labatut, 781, Ipiranga-SP, tel.: 2063-4654




Coral - A saga para escolher os músicos que tocariam na igreja foi grande. Ouvi várias orquestras até que gostei de uma. Fomos assistir a um casamento e achamos tudo lindo. Marcamos reunião no escritório do dono e ele nos mostrou o que sabia fazer. Começamos a pagar a só voltamos a conversar com ele uns 15 dias antes, quando mandamos o set list. Confesso que deu um pouquinho de medo dos músicos não mandarem bem, mas no final, todo mundo elogiou. Chegaram na hora, montaram tudo e fizeram direitinho. Lembro-me bem da Ave Maria, foi emocionante.

Coral Merlyn - RECOMENDO
Rua França Pinto, 1227, São Paulo, tel.: 2682-0662 (http://www.coralmerlyn.com.br/)








Buffet - Logo que escolhemos a igreja fomos visitar um buffet que ficava bem em frente. Gostamos muito do lugar, mas fizemos algumas recomendações antes de fechar contrato. Pedimos para reformar o banheiro e trocar algumas coisas que estavam quebradas. Durante os preparativos, a equipe nos atendeu super bem. Foram muito educados e atenciosos. Nos ajudaram a fazer lista de coisas que precisava e indicaram o DJ e a decoradora.

No dia do casamento, fiz questão de dar um pulo no salão de manhã para ver se estava tudo ok. Claro, que havia coisinhas a arrumar ainda e precisei dar bronca. O buffet foi ok. Serviu o que pedimos (a não ser um detalhe de um molho), parece que ninguém ficou sem ser atendido e os garçons e recepcionistas foram educados. De modo geral, foi bacana, apesar do DJ não ter levado uma música que pedi.


Buffet Tender II - RECOMENDO, com pequenas restrições
Rua Lino Coutinho, 1579, Ipiranga-SP, tel.: 2914-0366 (http://www.buffettender.com.br/)






Foto e filmagem
- Como eu e o Rê somos jornalistas, queríamos uma cobertura diferenciada do casamento. Preferimos fotos de momentos a aquelas posadas. Contratamos dois cinegrafistas e dois fotógrafos. A profissional que me acompanhou no Dia da Noiva foi excelente. Fez fotos criativas, incríveis. Por enquanto, vimos apenas as fotos e, de um modo geral, gostamos do resultado. Mas, faltaram as tais fotos de momento. Alguns convidados simplesmente não foram registrados e gostaria de ter fotografado com algumas pessoas importantes da família. Acredito eu que os profissionais podiam ter ajudado a lembrar. Ainda não vimos o vídeo, então, acompanhe os próximos capítulos. O que eu gostei é que tudo está dentro do prazo e sempre fomos muito bem atendidos. Ah, e eles ainda oferecem um álbum da lua-de-mel grátis.

Arte Filme Foto Design - RECOMENDO
Avenida Angélica, 1968, cj.31, São Paulo, tel.: 2737-0881. (
http://www.artefilmefoto.com.br/)





Assessoria - Ter ou não ter assessoria? A dúvida surgiu já nos finais dos preparativos para o casamento. Acabei chegando a conclusão de que contrataria o serviço, pelo menos, para o dia. Tudo o que eu menos queria era ficar preocupada em organizar as coisas ou que alguém da família fizesse isso. O objetivo era aproveitar tudo, como se fossemos convidados. A assessoria que contratei foi indicação de outra noiva. Fiz uma reunião e fiquei impressionada com a atenção que a moça dos deu. Ela anotou tudinho e disse para ficar tranquila.

Os dias se passaram e ela foi me ligando para resolver algumas coisas (como a autorização para as fotos do Museu do Ipiranga). Dois dias antes, ela me ligou dizendo que o assessor escalado para fazer meu casamento tinha sofrido um acidente. Assim como o caso do motorista, fiquei desconfiada. Uma semana antes comecei a entrar em contato com a nova assessoria e, por sexto sentido ou não, fiquei com o pé atrás. A menina parecia uma mosca morta. Pedi que ela resolvesse a questão do suporte dos doces e ela praticamente disse que não era problema dela.

Bom, já não dava mais para fazer nada. Dito e feito. A assistente que foi com ela foi mais competente. Eu precisei organizar o que ia acontecer em cada momento, os doces estavam mal distribuídos, fiquei de olho nas sacolinhas dos doces, implorei para que trouxessem o sapoquê e começassem a distribuir os acessórios de pista. Foi uma amiga minha que me dava vinho para beber. Enfim, fiquei mega decepcionada. Mandei e-mail para a dona da assessoria que me garantiu que dei azar e que a menina tinha sido demitida logo após a minha festa. Pensamos em pedir o dinheiro de volta, mas casamento é só uma vez na vida e o meu já tinha ido. Fazer o que?

Fernanda Barreto Assessoria - DEIXOU A DESEJAR



Listas de presente - Escolhemos três lojas para colocar nossas listas. Não tivemos grandes problemas com nenhuma delas. Claro, é um pouco complicado fechar lista de casamento. Ainda não retiramos um presente, mas não tenho reclamação de nenhuma. Recebemos tudo o que ganhamos certinho.


RECOMENDO
Camicado - 3879-8377 (http://www.camicado.com.br/)
Fast Shop -3232-3650 (http://www.fastshop.com.br/)
Tok Stok - 0800-7010161 (http://www.tokstok.com.br/)





Lua-de-mel
- Depois de tanta correria, o que mais o casal quer da vida é curtir a lua-de-mel. E, no nosso caso, foi tudo perfeito. As passagens estavam corretas, os hotéis foram incríveis, os passeios maravilhosos. Tivemos total atendimento. Nossa viagem a Aruba e Curaçao foi inesquecível.

Special World Viagens e Turismo (Caribe Romântico) - RECOMENDO

26 de fevereiro de 2011

Noiva foge após pedido de casamento



Oh dó!

Confira vídeo em que noiva, simplesmente, sai correndo depois que noivo a pede em casamento em plena praça de alimentação de um shopping center.

http://terratv.terra.com.br/videos/Especiais/Hits-da-Web/4412-347854/Pedido-de-casamento-termina-mal.htm

Coitado ... bom, pelo menos a mocinha não deixou para desistir na porta da igreja. É bem pior! Rs!




Aproveitando. Que tal assistir Noiva em Fuga neste fim de semana? O filme é velhinho, de 1999, mas Julia Roberts e Richard Gere estão incríveis!

25 de fevereiro de 2011

Série da Globo tem loja de vestido de noiva

As gravações de Tapas e Beijos - série da Globo que vai ao ar de abril até o fim do ano e deve ocupar o lugar de Casseta & Planeta - já começaram. A trama gira em torno da Djalma Noivas, loja de aluguel de vestidos.

Fotos: Renato Miranda/ Globo

Uma das personagens é Fátima (Fernanda Torres) que sonha em se casar com Armane (Vladimir Brichta) com o vestido mais maravilhoso da loja: o Elegance Queen.



Além de Fernanda e de Brichta, Andréa Beltrão, Flávio Migliaccio, Otávio Müller, Fernanda de Freitas, entre outros, também estão no elenco.

Legal, né?

24 de fevereiro de 2011

Valdiria, Valdir ...



Hoje é um dia muito especial. Aniversário da minha amada mãe Valdiria. Como em todos os momentos da minha vida, ela foi essencial na organização do meu casamento também. Sonhou e realizou comigo.

Ao lado do meu pai, ficou horas fazendo porta-guardanapos, véuzinhos, detalhes das sacolinhas. Foi quem me viu vestida de noiva pela primeira vez ... foi quem ajudou a me arrumar na festa. É quem ainda fica preocupada se chego bem em casa ou não. É meu anjo da guarda, meu porto-seguro. Devo tudo à ela ... obrigada!

*Aproveitando para lembrar que um dos posts mais lidos do blog foi Mãe de Noiva. Clique aqui para ver.



Este mês meu sogrinho também fez aniversário. Nunca esqueço das palavras que me disse quando dançamos juntos na festa. "Você é a filha que nunca tive!". Tenho sorte de fazer parte desta nova família. Parabéns Seu Valdir, nosso pintor oficial do apartamento. Rs!

22 de fevereiro de 2011

4 meses - Bodas de Pipoca!

E quatro meses e muitos baldes de pipoca já se passaram desde o Big Day!
E mais uma vez digo e repito: casar é muito bom, assim como pipoca quentinha com muita manteiga e coca gelada.
Quer saber do que são as outras bodas? Confira aqui!

Casamento real - Convite

E os preparativos para o casamento mais aguardado do ano - do príncipe William com Kate Middleton - estão a todo vapor. A cerimônia está marcada para 29 de abril e os convites começaram a ser distribuídos.



Simples, o convite é feito em papel cartão branco, com bordas e letras douradas. Está sendo enviado em nome da avó de William, a Rainha Elizabeth II. O convite ainda sugere que os convidados usem o uniforme militar, fraques ou um terno de negócios (oi?).

Gente, mais uma vez: PARA QUE TANTA SIMPLICIDADE? É um casamento real, poxa vida! Fico indignada, rs!


E mais ...
Mais de 1.900 pessoas serão convidados para o casamento, sendo que metade da lista são familiares e amigos dos noivos. De celebridade, foi confirmada a família do jogador David Beckham. Em compensação, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está de fora.

Destas 1.900 pessoas, apenas 600 serão convidadas para o brinde oficial oferecido pela rainha ao casal. Das 600, só 300 ficarão para um jantar íntimo que vai acontecer após a recepção e ao baile (o meu foi infinitamente mais humilde e, nem por isso, deixei de convidar ninguém para a festa. Quem entende os ricos?).

A cerimônia será realizada pelo Arcebispo de Cantuária. Na fila da frente estará sentada a Rainha, o rei consorte Filipe, Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales (Carlos, o pai do noivo), a Duquesa de Cornualha (Camilla) e o padrinho do noivo: o irmão de William, Harry.Imediatamente ao lado estarão os pais de Kate, Michael e Carole Middleton, a irmã de Kate e sua madrinha, Pippa, e o irmão James.

21 de fevereiro de 2011

Noiva de biquini?

Foto: AFP



Não ...

É só mais uma criação para um desfile de moda. O modelito em questão foi apresentado nesta segunda (21) durante a semana de moda de Madrid, na Espanha, pelo estilista Andres Sarda.




Mas ...

Tem celebridade que resolveu casar MESMO de biquini. Pamela Anderson dispensou o tradicional vestido e disse o 'sim' de biquini branco a Kid Rock, em 2006. A cerimônia foi em um iate, em Saint Tropez, na França. No lugar do véu, um quepe. Eles se separaram após 4 MESES. A cara dela, não?

20 de fevereiro de 2011

Noivo só casa se tiver 1 milhão no Facebook

Fala sério!

Tudo bem que cada vez mais a internet e suas redes sociais fazem parte da nossa vida e que é muito difícil viver sem pensar em postar e twittar. Mas daí tomar uma decisão tão importante quanto casar baseado nos amigos do Facebook, já é demais! O pior é que a noiva concordou com tudo (o desespero deve ser grande).




Pois esse Zé Mané da Inglaterra aí em cima, fez isso. Paul Mappelthorpe, 38 anos, disse a noiva Kelly Coxhead, 32 (com quem namora há 10 anos), que só marcaria a data do casamento (11/11/2011) se 1 milhão de pessoas ingressarem em um grupo criado no Facebook para convencê-lo a subir ao altar. Por enquanto, o sonho de Kelly está bem longe de se concretizar: o grupo só tem 2.863 membros.

Quem quiser participar dessa palhaçada pode clicar aqui. Eu, se fosse ela, daria um pé na bunda desse cara. E o amor e a vontade de ficar junto. Não conta não?

18 de fevereiro de 2011

Minha noiva favorita - Minha amiga Karla!

Obbbaaa! Fazia tempo que não colocava uma noivinha conhecida aqui no blog. A Karla é minha companheira de trabalho e casou um pouquinho antes de mim. Amei o vestido dela, o bolo e as fotos tiradas na rua. Estava tudo lindo! Olha só o que ela escreveu sobre o seu Big Day ... EMOCIONANTE! (Ká, obrigada pela contribuição ao blog).




"Cinco meses se passaram e já tenho vontade de fazer tudo outra vez. Foram seis anos de namoro e pouco mais de 14 meses planejando o sonho da minha vida. Visitas diárias a blogs de casamento, idas constantes à Rua São Caetano, sufoco com a lista de convidados e a caixa de e-mail repleta de orçamentos. Mas valeu a pena! Quando vejo as fotos e o vídeo, principalmente, tenho certeza de que tudo ficou do jeito que eu queria.





Cerimônia - Como mostram as fotos, a cerimônia foi muito emocionante! O pastor escolhido nos conhece há mais de dez anos e deu todo um toque pessoal e especial. Para vocês terem uma ideia, ele ligou para nossos pais, sem que soubéssemos, e pediu que eles nos definissem em uma única palavra. Corujas, falaram muito mais que uma e, durante a cerimônia, soube que meu pai me considera sua princesa e jornalista preferida (puxa-saco, rs) e minha mãe, amiga e companheira. Não teve como segurar as lágrimas. Já o Thiago recebeu dos pais os elogios de trabalhador, carinhoso e companheiro.



A intenção do pastor foi mostrar que durante os 26 anos que moramos com nossos pais, ainda que espinhos tenham feito parte da convivência, as flores se sobressaíram, exemplo que deve ser seguido num casamento. Aprender a lidar com os defeitos do companheiro e dar mais valor às virtudes, já que não existe pessoa perfeita. A palavra serviu não só para nós dois, mas também para os outros casais.



Tudo contribuiu para o casamento ser inesquecível: as músicas (Suzana e Ricardinho, obrigada por organizarem tudo!!!), os pais e padrinhos com olhar de aprovação, a igreja lotada de pessoas queridas, os votos personalizados e a emoção que tomou conta de todos (alguns disseram que o Thiago é chorão. Será? rs). Ali, no altar, senti Deus nos abençoando.







Festa - Quando cheguei ao salão, fiquei completamente deslumbrada. É impressionante ver concretizado tudo aquilo que se planejou por tanto tempo. Meu olhar ficou perdido em meio a tantos detalhes, escolhidos por mim.





E para quem achava que as lágrimas tinham ficado restritas à cerimônia, surpresa: minha irmã me chamou ao palco e fez uma homenagem linda, dizendo que se espelha em mim e torce pela minha felicidade. Não esperava, de verdade! Depois, passou uma retrospectiva com fotos nossas acompanhadas da música “Como é grande o meu amor por você”, do Rei, cantada e tocada ao vivo.





Aproveitei cada minuto da festa. O Thi e eu dançamos muito e fomos os últimos a ir embora. A valsa foi substituída pela música “O que é o amor”, da Maria Rita, o que surpreendeu os convidados e exigiu de mim e do noivo algumas noites de ensaio, rs.





Já a viagem deixamos para segunda-feira, o que eu recomendo a todas as noivas. Assim, dá pra descansar bastante no domingo. Hoje estamos curtindo nossa vidinha de casados, que tem sido melhor do que eu esperava, apresentando muito mais flores do que espinhos."


Dicas - Para ajudar quem ainda está na fase dos preparativos, fiz uma lista de recomendações.

> Fechar buffet, decoração, vestido e foto e vídeo com bastante antecedência, para ter opção de escolha e pagar com tranquilidade

> Contratar dois fotógrafos e dois cinegrafistas. Fica bem mais caro, mas o resultado é infinitamente melhor


> Fazer a festa perto do local da cerimônia. Casei em São Caetano e a festa foi em São Bernardo, então os convidados gastaram tempo considerável com o deslocamento

> Se possível, contratar uma assessora. Quase enlouqueci tendo de fazer tudo sozinha. Caso não tenha condições de pagar, contrate ao menos o serviço de confirmação de presença. Acabei perdendo dinheiro porque fechei o buffet para 270 pessoas e foram somente 260.


> Fazer apenas meio dia da noiva. Chegar cedo ao salão só deixa a noiva cansada. No grande dia, aproveite pra dormir bem porque a noite vai ser longa.


> Em vez de investir em lembrancinhas caras que estão na moda, optar por mimos personalizados, que tenham a ver com o casal, assim a festa terá um toque pessoa e com certeza todos vão adorar.


> Escolher muito bem a loja onde vai alugar/comprar o vestido. Tive muita dor de cabeça com a Fashion Noivas, na Rua São Caetano.

17 de fevereiro de 2011

Flor de açúcar!

Cada coisa que inventam não? Eu amei essas flores. Elas são feitas de açúcar! Ficam perfeitas em decoração de bolo, mesa de doces e até servem de lembrancinhas.


O trabalho é feito pela The King Cake, empresa especializada em confeitaria artística. O dono-chef, Nelson Pantano, tem apenas 21 anos. Ele consegue esculpir em açúcar mais de 100 tipos de flores. Fica perfeito, né gente? Isso é arte! (Huumm...)

Stephanotis

Margaridas

Hortênsias

Cherry Blossoms


Anêmona

A flor é doce, mas o preço um pouquinho salgado, principalmente, se encomenda for grande. As pequenas são R$ 40 cada uma; e as maiores, R$ 60. Mesmo assim, vale a pena conhecer. É de extremo bom gosto e deixa o casamento impecável. O site deles é http://www.thekingcake.com.br/ e e-mail contato@thekingcake.com.br

16 de fevereiro de 2011

Grammy para inspirar ...

Como é de praxe aqui no blog, selecionei alguns vestidos das celebridades para inspirar convidadas, madrinhas e, por que não, noivas? Estes são do Grammy 2011. As fotos são da AFP.

Quais usariam em um casamento? Eu iria de 1, 9, 12, 14, 15, 16, 17, 20, 29, 35, 37, 41, 46 e 50.

1

2

3

4

5

6

7


8
9


10


11


12


13



14


15


16

17

18



19


20

21


22

23

24

25


26

27

28

29

30

31


32

33

34


35


36

37


38

39

40

41

42


43


44


45


46

47


48

49

50
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...