A organização de um casamento envolve muito mais do que a cerimônia e a festa. São meses de preparo para ambos, mas também tem uma festinha antes que ajuda a descontrair e a ganhar presentinhos mais baratos e essenciais para a casa. É o tradicional Chá de Panela ou Chá de Cozinha.
Segundo a lenda, o evento surgiu na Holanda, quando um pobre jovem se apaixonou por uma donzela rica. O pai da moça desaprovou a união e pra ajudar com o casório, os amigos do rapaz organizaram uma reunião para doar algumas mobílias para a casa. A tradição chegou ao Brasil na década de 60.
Muitas noivas optam por não fazer Chá de Panela, mas desde sempre quis ter o meu porque é uma oportunidade de maior aproximação com a família e amigas. Eu escolhi fazer só para as mulheres (o noivo teve o futebol dele) e foi ótimo. Consegui dar atenção para todas e ficamos à vontade para falar besteiras e caprichar nas brincadeiras.A data ideal para fazer é de um mês a vinte dias antes do casamento.
Já minha amiga Roberta, optou pelo Chá Bar, que é quando o noivo e os outros bolinhas também participam. Nesse caso, se o número de convidados for parecido para ambos os sexos, pede-se as coisinhas de casa para as mulheres e bebidas para os homens. No Chá Bar, as brincadeiras devem envolver o casal.
Tem ainda o Chá de Lingerie. Geralmente, nesse caso, a noiva já montou a sua casa e não precisa mais de utensílios do dia-a-dia. Então, ela pede para as amigas presentearem com lingerie. Esse tipo deve ser feito, necessariamente, só para as mulheres porque a noiva acaba experimentando algumas peças e ficaria chato os amigos do noivo, por exemplo, assistirem a cena. Rs!
E as solteiras não precisam ficar triste. Quem não casou, mas vai morar sozinha, pode fazer o Open House, que é um tipo de Chá de Cozinha, mas sem data de casamento marcada. O mesmo nome é usado para quando convida-se amigos para apresentar a nova casa.
DICAS
- Chá de Panela, Lingerie, Bar e Open House, não importa o nome. Uma dica que serve para todos é: divirta-se e aproveite a festa.
- Quem está organizando, deve se preocupar com o tipo de brincadeira que será feita. Ela deve respeitar as vontades dos homenageados.
- Bote a criatividade para funcionar e invente atividades divertidas e que não sejam cansativas.
- A comida deve ser a mais prática possível. Lanche de metro é a melhor opção porque não precisa ficar esquentando.
- Não se esqueça de convidar apenas as pessoas que vão estar no casamento também.
- Os presentes devem ser bem baratinhos, porque o convidado já vai gastar com o do casamento. Por isso, eu não aconselho colocar lista em lojas.
Para matar a saudade, as fotos do chá das amigas (ainda faltam Dani e Simbis, rs!):
Miriam
Carol