Pages

4 de abril de 2011

Chá do que?

A organização de um casamento envolve muito mais do que a cerimônia e a festa. São meses de preparo para ambos, mas também tem uma festinha antes que ajuda a descontrair e a ganhar presentinhos mais baratos e essenciais para a casa. É o tradicional Chá de Panela ou Chá de Cozinha.


Segundo a lenda, o evento surgiu na Holanda, quando um pobre jovem se apaixonou por uma donzela rica. O pai da moça desaprovou a união e pra ajudar com o casório, os amigos do rapaz organizaram uma reunião para doar algumas mobílias para a casa. A tradição chegou ao Brasil na década de 60.


Muitas noivas optam por não fazer Chá de Panela, mas desde sempre quis ter o meu porque é uma oportunidade de maior aproximação com a família e amigas. Eu escolhi fazer só para as mulheres (o noivo teve o futebol dele) e foi ótimo. Consegui dar atenção para todas e ficamos à vontade para falar besteiras e caprichar nas brincadeiras.A data ideal para fazer é de um mês a vinte dias antes do casamento.


Já minha amiga Roberta, optou pelo Chá Bar, que é quando o noivo e os outros bolinhas também participam. Nesse caso, se o número de convidados for parecido para ambos os sexos, pede-se as coisinhas de casa para as mulheres e bebidas para os homens. No Chá Bar, as brincadeiras devem envolver o casal.


Tem ainda o Chá de Lingerie. Geralmente, nesse caso, a noiva já montou a sua casa e não precisa mais de utensílios do dia-a-dia. Então, ela pede para as amigas presentearem com lingerie. Esse tipo deve ser feito, necessariamente, só para as mulheres porque a noiva acaba experimentando algumas peças e ficaria chato os amigos do noivo, por exemplo, assistirem a cena. Rs!


E as solteiras não precisam ficar triste. Quem não casou, mas vai morar sozinha, pode fazer o Open House, que é um tipo de Chá de Cozinha, mas sem data de casamento marcada. O mesmo nome é usado para quando convida-se amigos para apresentar a nova casa.


DICAS

- Chá de Panela, Lingerie, Bar e Open House, não importa o nome. Uma dica que serve para todos é: divirta-se e aproveite a festa.

- Quem está organizando, deve se preocupar com o tipo de brincadeira que será feita. Ela deve respeitar as vontades dos homenageados.

- Bote a criatividade para funcionar e invente atividades divertidas e que não sejam cansativas.

- A comida deve ser a mais prática possível. Lanche de metro é a melhor opção porque não precisa ficar esquentando.

- Não se esqueça de convidar apenas as pessoas que vão estar no casamento também.

- Os presentes devem ser bem baratinhos, porque o convidado já vai gastar com o do casamento. Por isso, eu não aconselho colocar lista em lojas.



Para matar a saudade, as fotos do chá das amigas (ainda faltam Dani e Simbis, rs!):

Roberta e Fábio




Miriam



Carol



Euzinha!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

que legal. Nossa adoro seu blog, o seu e todos os outros que sejam relacionados com casamento, vejo cada coisa super fofa e me que me dá mta ideia, pra quando eu for preparar o meu casório. rs

bjoss

Alane

Ju Louseiro disse...

Eu adorooo um chá, hehe.

Um beijooo

Kanis disse...

kkkkkkkkkkkkkk..

Sabe... vou começar a pegar mais leve nos chás de cozinha... MEDO de quando chegar a minha vez! rsrsrs

beijosss

Lorena Fernandes disse...

Adorei tudo aqui... Parabéns!! Vou colocar no meus favoritos para sempre visitar...

Abraços,

Simbis disse...

Vale fazer "Chá de Casa Nova" também, viu?! hihihi

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...