Em geral, gostei do que escolhemos, mas - como noiva neurótica que já fui um dia - tenho algumas coisinhas de que não achei legal para falar. Importante: isso não quer dizer que não recomendo o fornecedor, apenas achei que no meu caso deixou a desejar, ok? A ideia não é ferrar ninguém, e sim alertar as noivinhas, só isso. O post é longo, mas vai valer a pena.
Vestido - Como 90% das noivas paulistas, procurei a Rua São Caetano para fazer meu vestido. Quando comecei a buscar pelo modelito, não tinha experiência em casamento. Entrei em algumas lojas - fui pressionada a escolher alguns vestidos depois de desfilar ao som da Marcha Nupcial - até que entrei em uma das lojas e lá me senti à vontade. Como tinha o modelo na minha cabeça desde que me conheço por gente, não foi tão difícil assim desenhar o que queria. O legal foi que o estilista logo acolheu minhas ideias e adaptou. Como primeiro aluguel, o preço foi alto, mas justo.
A primeira prova foi 22 de maio, quatro meses depois do contrato. Logo já tive noção do que seria meu vestido. Na segunda prova (em junho) ele estava praticamente pronto e, dois dias antes, ele estava perfeito. Fizeram até uma alça que não estava no contrato e que tive a ideia depois (rs). Sempre fui bem atendidad e não tive nenhuma dor de cabeça em relação ao vestido. Sabia que ele estava lá prontinho, me esperando. Essa segurança é importantíssima.
Bela Noiva - RECOMENDO
Rua São Caetano, 113, São Paulo, tel.: 3228-0656 (http://www.belanoiva.com.br/)
Roupa do noivo - O Rê não quis me dizer de jeito nenhum como seria o modelo da roupa dele e, por consequência, dos padrinhos. Morri de ansiedade, claro. Mas, não me decepcionei. Os modelos estavam impecáveis. O noivo também gostou do atendimento e, como os padrinhos e pajem também alugaram na mesma loja, ele ganhou desconto. Eu achei tudo de muito bom gosto.
Aslan Rigor - RECOMENDO
Buquê - Sempre valorizei profissionais transparentes e sinceros. Optei por fazer meu buquê em uma floricultura relativamente grande, perto da minha casa. Queria tulipas, a príncipio, mas o atendente disse que elas poderiam murchar até a hora da cerimônia. Achei isso louvável. Então, escolhi callas e recomendei: quero um buquê bem cheinho, com fita amarrada e broche. No Dia da Noiva, meu buquê chegou maravilhoso, melhor do que esperava.
Floricultura Santana - RECOMENDO
Convites e calígrafo - Eu e o noivo optamos por um convite clássico branco com letras prateadas e eu e meus pais fizemos a fita que fechava o convite. Encontrei a gráfica na internet e mandamos fazer lá. Gostei bastante do resultado, lembrando que não era um convite muito complicado. Além disso, tive um problema com o primeiro calígrafo (foi dado de presente, mas meninas: mesmo sendo de boa vontade, vejam primeiro se é um profissional) e precisei imprimir mais. A gráfica conseguiu em um prazo bem curto pra mim. O segundo calígrafo que contratei é um fofo. É um senhor que faz o serviço em casa.
Noiva Clássica - RECOMENDO
Rua Luis Pinto Flaquer, 255, Santo André, tel.: 4438-0320
ou na Rua São Caetano, 99, 1º andar (http://www.noivaclassica.com.br/)
Tel.: 4368-7129, em São Bernardo
Dia da Noiva - Nunca tive vontade de passar a tarde do meu casamento em um salão cheio de gente estranha. Portanto, fiz o meu Dia da Noiva no salão em que ia desde os meus 12 anos. Além disso, era bem em frente ao meu prédio. Como conhecia os profissionais, combinei de fazer a prova de cabelo no dia da última prova do vestido (façam isso!). No dia do meu casamento, cheguei tranquilamente depois do almoço. Até tinha uma outra noiva lá, mas tive atendimento VIP. A minha manicure/depiladora foi quem me ajudou a me trocar. Levei até minha cachorrinha para tirar fotos comigo, rs! Amei o penteado do Sylvio Rezende e, principalmente, a maquiagem do Fred. Foram perfeitos.
Tony Cabeleireiro By Sylvio Rezende - RECOMENDO
Rua Alfredo Pujol, 335, Santana-SP. Tel: 2976-7932
Carro - Decidi como iria ao casamento nas últimas semanas. Esse é o tipo de coisa que vai ficando mesmo para depois. Meu pai encontrou o serviço pela internet e fomos visitar o motorista. Ficamos encantados com ele e com o carro (um PT Cruiser preto). Ele prometeu uniforme completo, serviço de bordo (com água de coco e tudo mais) e etc. Bom, fechamos. Dois dias antes ele me liga e diz que não vai poder me buscar, mas que já havia selecionado outra pessoa. Fiquei bem desconfiada. No Big Day, o motorista apareceu no horário, mas estava sem uniforme completo e não tinha nada de serviço de bordo. Tomei uma aguinha de coco de caixinha e olhe lá. Nem para me ajudar a sair do carro ele ajudou. Fez falta.
Doces - Queria porque queria uma mesa recheada de doces. Então, resolvemos contratar além dos que o buffet oferecia. Consegui o contato durante uma feira de noivas e fui visitar. Achei os docinhos de muito bom gosto e saborosos. Combinei que queria dois suportes para colocar os mini-bolinhos. Acredita que no dia do casamento, a menina me liga dizendo que a outra noiva havia quebrado o suporte? Eu não quis saber e exigi que arrumassem outro. E ela o fez. Os docinhos estavam saborosos e belos, mas poderia passar sem a ligação do suporte, né?
Igreja - Alguém havia me dito que quando entrasse na igreja que iria casar, sentiria algo diferente. E foi mesmo. Quando entramos na nossa paróquia eu e o Rê nos olhamos e dissemos: vai ser aqui. Ela é simplesmente maravilhosa. Conhecemos o padre que celebraria nossa união no dia do Curso de Noivos e adoramos. Só ficamos meio chateados quando ele fez algumas restrições a algumas canções da cerimônia, mas o noivo foi conversar e o padre acabou liberando todas. Eles cobraram um preço justíssimo e foram muito organizados no grande dia. Um voluntário da paróquia deu todas as dicas de como se comportar na entrada e no altar. O padre fez um sermão inesquecível. Foi um sonho.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga - RECOMENDO
Rua Labatut, 781, Ipiranga-SP, tel.: 2063-4654
Coral - A saga para escolher os músicos que tocariam na igreja foi grande. Ouvi várias orquestras até que gostei de uma. Fomos assistir a um casamento e achamos tudo lindo. Marcamos reunião no escritório do dono e ele nos mostrou o que sabia fazer. Começamos a pagar a só voltamos a conversar com ele uns 15 dias antes, quando mandamos o set list. Confesso que deu um pouquinho de medo dos músicos não mandarem bem, mas no final, todo mundo elogiou. Chegaram na hora, montaram tudo e fizeram direitinho. Lembro-me bem da Ave Maria, foi emocionante.
Coral Merlyn - RECOMENDO
Rua França Pinto, 1227, São Paulo, tel.: 2682-0662 (http://www.coralmerlyn.com.br/)
Buffet - Logo que escolhemos a igreja fomos visitar um buffet que ficava bem em frente. Gostamos muito do lugar, mas fizemos algumas recomendações antes de fechar contrato. Pedimos para reformar o banheiro e trocar algumas coisas que estavam quebradas. Durante os preparativos, a equipe nos atendeu super bem. Foram muito educados e atenciosos. Nos ajudaram a fazer lista de coisas que precisava e indicaram o DJ e a decoradora.
Buffet Tender II - RECOMENDO, com pequenas restrições
Rua Lino Coutinho, 1579, Ipiranga-SP, tel.: 2914-0366 (http://www.buffettender.com.br/)
Foto e filmagem - Como eu e o Rê somos jornalistas, queríamos uma cobertura diferenciada do casamento. Preferimos fotos de momentos a aquelas posadas. Contratamos dois cinegrafistas e dois fotógrafos. A profissional que me acompanhou no Dia da Noiva foi excelente. Fez fotos criativas, incríveis. Por enquanto, vimos apenas as fotos e, de um modo geral, gostamos do resultado. Mas, faltaram as tais fotos de momento. Alguns convidados simplesmente não foram registrados e gostaria de ter fotografado com algumas pessoas importantes da família. Acredito eu que os profissionais podiam ter ajudado a lembrar. Ainda não vimos o vídeo, então, acompanhe os próximos capítulos. O que eu gostei é que tudo está dentro do prazo e sempre fomos muito bem atendidos. Ah, e eles ainda oferecem um álbum da lua-de-mel grátis.
Arte Filme Foto Design - RECOMENDO
Avenida Angélica, 1968, cj.31, São Paulo, tel.: 2737-0881. (http://www.artefilmefoto.com.br/)
Assessoria - Ter ou não ter assessoria? A dúvida surgiu já nos finais dos preparativos para o casamento. Acabei chegando a conclusão de que contrataria o serviço, pelo menos, para o dia. Tudo o que eu menos queria era ficar preocupada em organizar as coisas ou que alguém da família fizesse isso. O objetivo era aproveitar tudo, como se fossemos convidados. A assessoria que contratei foi indicação de outra noiva. Fiz uma reunião e fiquei impressionada com a atenção que a moça dos deu. Ela anotou tudinho e disse para ficar tranquila.
Fernanda Barreto Assessoria - DEIXOU A DESEJAR
Listas de presente - Escolhemos três lojas para colocar nossas listas. Não tivemos grandes problemas com nenhuma delas. Claro, é um pouco complicado fechar lista de casamento. Ainda não retiramos um presente, mas não tenho reclamação de nenhuma. Recebemos tudo o que ganhamos certinho.
RECOMENDO
Lua-de-mel - Depois de tanta correria, o que mais o casal quer da vida é curtir a lua-de-mel. E, no nosso caso, foi tudo perfeito. As passagens estavam corretas, os hotéis foram incríveis, os passeios maravilhosos. Tivemos total atendimento. Nossa viagem a Aruba e Curaçao foi inesquecível.